quarta-feira, 7 de abril de 2010

Em pauta ... Educação

Hoje a tarde surgiu uma discussão interessante ... Educação.
Trabalhando como tutora diariamente me deparo com situações interessantes ligadas a esse assunto, mas hoje o foco foi um pouco diferente ... As ações do governo em relação a educação.
Antes de mais nada vale colocar que sou Apartidária, ou seja, procuro votar sempre baseada nas propostas de cada candidato e nunca atrelada a um partido político.
Analisando o cenário atual o que temos?! Diversos programas voltados a formação de professores ... o atual objetivo me parece ser o de formar o maior numero de professores para todos os níveis de ensino... mas fica a pergunta ... é realmente isso que o Brasil necessita?
Na minha humilde opinião o problema do atual sistema educacional é algo que só será resolvido a longo (e muito longo) prazo, os investimentos devem ser no ensino de base, lá no inicio quando aprendemos a ler e escrever.
Sendo um pouco moralista agora ... onde estão aquelas aulas de moral e cívica que preparava o aluno para ser um cidadão (no sentido correto da palavra) que ama e luta pelo seu país e pelo seu espaço? Não vemos mais amor pelos símbolos nacionais (Copa do mundo e olimpíadas não vale) ... o respeito ao Hino Nacional, a Bandeira ... isso tudo se aprendia na ESCOLA ... desde o pré!
Não vou (e nem posso) desmerecer os atuais projetos (Prouni, UAB) são ações ousadas mas não abrangentes, são projetos que visam o hoje, soluções a curto prazo que não resolverão problemas estruturais do nosso tão amado Brasil. Se uma pessoa não aprende a amar o país em que vive, como ela irá retribuir a sua comunidade a formação que recebeu?! Estamos formando profissionais egoístas, capitalistas, burgueses (já que hoje é dia do estudo de história .. vamos usar palavras de época hehe).
Sei que provavelmente faço parte da minoria da população que pensa desta maneira (percebi isso na discussão de hoje), e sei também que o que faço talvez seja muito pouco para mudar o cenário em que vivemos, mas tenho esperança que esse meu "pouco" seja "muito" para alguém!

Beijão Lê

0 comentários: